sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Governo do Rio Grande do Norte.

Governo convoca 559 professores aprovados. O Governo do Estado publica no Diário Oficial de hoje, dia 26, a convocação de 559 candidatos aprovados no concurso para cargo efetivo de professor. No último dia 15 de agosto, 44 professores foram convocados. Somando-se a estes, a Secretaria de Educação encaminha às salas de aula, 603 professores chamados em pouco mais de um mês. Com a publicação desta sexta-feira, 101 municípios serão atendidos e os professores lecionarão disciplinas fundamentais como português, matemática, história, geografia, biologia e física.O último concurso para a educação foi realizado em 13 de novembro de 2005, já durante a gestão da governadora Wilma de Faria, e tem vigência até 30 de dezembro de 2009. Das 3.828 vagas abertas na época, o Governo do Estado já convocou 2.012 profissionais. Com os 559 que serão convocados esta semana, esse número sobe para 2.571 professores em sala de aula. O secretário estadual de Educação, Ruy Pereira, afirma que a Secretaria continua atenta às situações dos municípios e destaca o empenho do governo para melhorias em todas as áreas da educação. "Queremos abrir o ano de 2009 com professores e estagiários em todas as escolas do Estado", disse. O secretário afirma também que para o próximo ano não faltarão carteiras (a secretaria já adquiriu mais de 40 mil), nem merenda. "Além disso, iniciaremos as aulas com transporte escolar para todos aqueles que moram na zona rural", acrescenta. Ainda em outubro deste ano será implantada uma equipe institucional de supervisão administrativo pedagógica, com o propósito de monitorar e acompanhar metas estabelecidas pelo Plano de Desenvolvimento da Educação.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Operação Sal-Grosso

MP divulga resultado da Operação Sal Grosso no dia 29 Os promotores de Justiça de Defesa do Patrimônio Público da Comarca de Mossoró concedem entrevista coletiva à imprensa na próxima segunda-feira, às 16h, no auditório da Faculdade de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), com o objetivo de divulgar para a sociedade o andamento das investigações da chamada Operação Sal Grosso. O encontro com a imprensa local contará, inclusive, com a presença do procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual, José Augusto de Souza Peres Filho. A impossibilidade dos esclarecimentos terem sido prestados anteriormente, como fora previsto pelos promotores de Justiça do Patrimônio Público de Mossoró, ocorreu devido à existência de algumas diligências que ainda se encontram em andamento, essenciais para a finalização da investigação que apura a prática de corrupção na Câmara Municipal. Os promotores do Patrimônio Público de Mossoró lembram a complexidade de toda a operação, que apreendeu 42 computadores e catalogou mais de 20 mil documentos, reconhecem os anseios da sociedade quanto aos resultados da investigação e reafirmam a seriedade de todo o trabalho desenvolvido. No dia 14 de novembro do ano passado, o Ministério Público executou a operação apreendendo vários documentos e microcomputadores que passaram por um amplo processo de perícia. "Toda a Câmara Municipal de Mossoró respeita o Ministério Público e principalmente reconhece o seu trabalho no sentido de moralizar a política do País e o combate à corrupção. Nós temos plena consciência de que a nossa gestão como presidente da Câmara Municipal não cometeu nenhum tipo de irregularidade. Nós chegamos a nos reunir com os promotores que nos passaram algumas deliberações que foram prontamente atendidas e vamos continuar agindo dessa forma. Não há interesse de nossa parte em brigar com o Ministério Público, muito pelo contrário, o que nós queremos é ser parceiros do órgão para que possamos, assim, caminhar da melhor forma possível", destacou o presidente da Câmara Municipal.

"Professor todo-poderoso"

Ao senhor Francisco Péricles de Amorim, diretor da FAD,Em um hodierno sistema de ensino-aprendizagem-avaliação não deve haver “Palmatória”, “bode expiatório”, nem cotas de reprovação. Quando o processo de avaliação é eivado e tendencioso, tira o entusiasmo do aluno e o deixa vulnerável e com menos perspectivas no que tange as suas pretensões. Uma coisa é receber uma prova, bem corrigida, com 10,0, como aconteceu comigo, outra, completamente diferente, é receber outra prova, mal corrigida, com 1,0, aconteceu, também, comigo, sabendo que para ambas houve o mesmo empenho. O que dizer de um zero bem redondinho que vários colegas tiraram? Jovens que têm o hábito de estudar. Não consigo entender o porquê de tanta discrepância. Direitos humanos para humanos direito. Qualquer semelhança não é mera coincidência. Quando passar do estágio probatório, com toda certeza, vai crucificar seus discípulos, um por um, a não ser que apareça, o que é muito difícil, um “Barrabás” para nos substituir. Senhor Péricles, não lave as mãos, não seja o “Pilatos” da FAD, nós confiamos e esperamos que o senhor tome as devidas providências, só queremos isso: justiça e transparência no processo de avaliação. A grande maioria dos docentes da FAD já faz isso, com muitíssima competência e abnegação, o que é bastante louvável. A pessoa é para o que nasce, tenho dúvidas se a pessoa do pólo passivo dessa demanda nasceu para professor.Concluo com as “sábias” palavras do mestre dos mestres, Jesus Cristo: “Bem-aventurado os que têm fome e sede de justiça (Mateus 5.6).Antonio Padre da Silva, aluno do 3º período de Direito, em 19 de setembro de 2008.PS.: Este texto será encaminhado por e-mail para todos os colegas do 3º período.