quarta-feira, 9 de abril de 2008

Mostra Suíça.


Da BBC Brasil - 09/04/2008 08:32

Mostra suíça reúne fotos 'mais polêmicas da história'
Exposição 'Controvérsias' traz imagens do século 19 até os dias atuais.
Uma galeria em Lausanne, na Suíça, reuniu 80 das fotografias mais polêmicas de todos os tempos na mostra Controvérsias - Uma História Ética e Jurídica da Fotografia.
A mostra traz imagens de meados do século 19 até os dias atuais e foram selecionadas pelo caráter polêmico, seja pelo conteúdo ou pelas questões legais levantadas pelas fotografias.
Uma das imagens mais antigas da exposição, por exemplo, é o retrato do escritor inglês Oscar Wilde feito em 1882 por Napoleon Sarony. A imagem foi reproduzida em um anúncio publicitário de 1884 sem a autorização de Sarony, que processou a empresa Burrow-Giles. O caso, analisado pela Suprema Corte dos EUA, foi pioneiro na legislação sobre direitos autorais no país.
As imagens que causaram mais furor, entretanto, são as de contúdos controversos. Um dos exemplos é a fotografia de uma freira beijando um padre, de autoria de Oliviero Toscani, usada em um anúncio da empresa italiana Benetton.
Ainda com a temática religiosa, a mostra Controvérsia traz a fotografia Piss Christ, de Andrés Serrano, que mostra um crucifixo imerso em um copo com a urina do artista.
Imagens que causaram polêmica por causa de referências sexuais não poderiam faltar na mostra. Uma das mais famosas é a da atriz Brooke Shields feita por Garry Gross quando a atriz tinha apenas 10 anos. Na foto, ela aparece nua e com maquiagem carregada.
O co-curador da mostra Daniel Girardin explica que intenção da exposição é mostrar como a sociedade se relaciona com as imagens em um dado momento histórico.
"A mostra é uma tentativa de demonstrar como estas representações foram percebidas, as interpretações que foram dadas e, finalmente, compreender como estas questões estão associadas com a imagem fotográfica", disse.
A exposição Controvérsias fica em cartaz no Musée de l'Elysée, em Lausanne, até o dia 1º de junho. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Nenhum comentário: